Dia 30 de abril pelas 14h realiza-se na praia do Baleal na Capital da Onda, Peniche, um Laço Humano com surfistas.
Trata-se de uma iniciativa solidária inserida no âmbito da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância“, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, e que se realiza durante o mês de Abril de 2019.
Junte-se a nós neste evento. Seja solidári@, seja positiv@.
Utilize aos hastags #cpcjpenichee #oquemefazfeliz em todas as suas publicações positivas nas redes sociais.
A tod@s @s participantes será oferecida uma tshirt azul, feito um laço humano azul, seguido de uma “surfada solidária”.
A iniciativa de Peniche é organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Peniche, com o apoio do Peniche Surfing Clube e da Surfrider Foundation Peniche.
Sobre o Laço Azul:
A Campanha do Laço Azul, (Blue Ribbon), iniciou-se em 1989, na Virginia, E.U.A., quando uma avô, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade, que se revelaram “curiosos”, foi trágica, uma vez que os seus netos tinham sido vítimas de maus-tratos físicos severos.
E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se a muitos países que, atualmente, utilizam as fitas azuis durante o mês de abril de forma a despertar consciências para esta problemática.
As fitas azuis correspondem a uma iniciativa de sensibilização para a responsabilidade coletiva para a prevenção dos maus-tratos, contribuindo para a afirmação da prevenção da violência e promoção dos direitos humanos da criança.
A CPCJ somos tod@s nós!
Informação complementar:
A CPCJ de Peniche, encontra-se a dinamizar as seguintes ações no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Abril 2019, sob o tema proposto pela Comissão Nacional, “Serei o que me deres… que seja Amor“:
· atividades sobre o tema “o que me faz feliz“, consistindo em cartazes a serem elaborados por alunos do pré escolar e 1º ciclo e programa de rádio a ser transmitido a partir das escolas, nos restantes ciclos;
· desafio a que sejam feitas partilhas associadas aos hastags #cpcjpeniche e #oquemefazfeliz;
· faixa na entrada da cidade e nas sedes dos agrupamentos escolares;
· distribuição de pulseiras, golas e t-shirts com o tema “Serei o que me deres… que seja Amor“, a serem distribuídos no âmbito de atividades;
· laço humano com surfistas, na praia do Baleal, às 14h do dia 30 de abril, apelando-se à participação de todos, dado tratar-se de um desafio que a Comissão Nacional lançou o para que a sua realização seja em simultâneo no máximo de localidades.
Para além das ações respeitantes ao mês de abril a CPCJ de Peniche encontra-se disponível para se associar aos acontecimentos que ocorram no concelho, mantendo presente o tema “o que me faz feliz” como determinante no trabalho de prevenção a desenvolver com todos os parceiros da comunidade.
Durante os próximos dois anos irão desenvolver-se os esforços para a definição do Plano Local de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens do conselho, aguardando-se a colaboração de todos para que o mesmo responda às necessidades sentidas pela comunidade.